Efeitos da Sibutramina em diversos pacientes

Os efeitos e advertências da sibutramina é um dos itens da bula do medicamento que devem ser bem claros e de fácil entendimento para quem vai utilizá-lo. Por isso resolvemos destacar todas as advertências que estão na bula da sibutramina.

efeitos da sibutramina

Sibutramina aumenta a frequência cardíaca


O tratamento com cloridrato de sibutramina monoidratado foi associado a aumentos da frequência cardíaca e/ou da pressão arterial, por esse motivo antes de iniciar o tratamento com sibutramina a pressão arterial e a frequência cardíaca devem ser medidas e controladas durante o tratamento.

Caso o paciente apresente aumentos significativos constantes da pressão arterial ou da frequência cardíaca durante o tratamento com cloridrato de Sibutramina monoidratado, a redução da dose ou descontinuação do tratamento devem ser consideradas.

Sibutramina para pacientes com hipertensão


O cloridrato de Sibutramina monoidratado deve ser administrado com cautela em pacientes com hipertensão não controlada adequadamente.

Sibutramina para pacientes com doença arterial


Não deve ser utilizado por pacientes com histórico de doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca congestiva, arritmias ou acidente vascular cerebral.

Sibutramina para pacientes com glaucoma


Deve ser utilizado com cautela por pacientes com glaucoma de ângulo fechado.

Sibutramina e causas orgânicas de obesidade


Causas orgânicas de obesidade (como por exemplo, hipotireoidismo não tratado) devem ser excluídas antes da prescrição do medicamento.

Sibutramina e Hipertensão Pulmonar


Embora a Sibutramina não tenha sido associada a hipertensão pulmonar, determinados agentes redutores de peso que causam a liberação de serotonina nas terminações nervosas (mecanismo de ação diferente da Sibutramina) foram associados a hipertensão pulmonar, uma doença rara, mas letal. Nos estudos realizados antes da comercialização da Sibutramina, não foram relatados casos de hipertensão pulmonar com cápsulas do medicamento.

Sibutramina para pacientes com epilepsia


Deve ser utilizado com cautela por pacientes com epilepsia.

sibutramina efeitos

Sibutramina para pacientes com disfunção renal


Deve ser utilizada com cautela em pacientes com insuficiência renal leve a moderada. E não deve ser utilizada em pacientes com insuficiência renal grave, incluindo pacientes com insuficiência renal em estágio avançado e que realizam diálise.

Sibutramina e Disfunção Hepática


Não foi avaliado sistematicamente em pacientes com insuficiência hepática. Portanto, a sibutramina não deve ser administrada nesses pacientes.

Sibutramina e Distúrbios Hemorrágicos


Foram relatados casos de sangramento em pacientes tratados com Sibutramina. Enquanto a relação causa-efeito não for esclarecida, recomenda-se cautela em pacientes predispostos a apresentarem episódios de sangramento.

Sibutramina e o Desempenho Motor e Cognitivo


Embora não afete o desempenho psicomotor e cognitivo em voluntários sadios, qualquer medicamento de ação no SNC pode prejudicar julgamentos, pensamentos ou habilidade motora.

Sibutramina durante a Gravidez não é recomendado


A segurança do uso da Sibutramina durante a gestação humana não foi estabelecida e, por esta razão, o emprego desse medicamento durante a gestação não é recomendado. Mulheres com potencial para engravidar devem empregar medidas de contracepção adequadas durante o tratamento com cloridrato de Sibutramina monoidratado. As pacientes devem ser advertidas a notificar o médico se engravidarem ou se pretenderem engravidar durante o tratamento.

Além disso, não é conhecido se a Sibutramina ou seus metabólitos são excretados no leite materno, portanto, seu emprego durante a lactação não é recomendado. A paciente deverá notificar seu médico se estiver amamentando.

Uso de Sibutramina em Crianças


A segurança e eficácia da Sibutramina em crianças com menos de 16 anos de idade ainda não foi determinada.


Sibutramina em homens e mulheres


Dados relativamente limitados disponíveis até o momento não fornecem evidências de uma diferença clinicamente relevante do seu uso em homens e mulheres.

Sibutramina em idosos


O perfil farmacocinético observado em indivíduos idosos sadios (idade média de 70 anos) foi semelhante àquela observada em indivíduos sadios mais jovens. De modo geral, a escolha da dose para esses pacientes deve ser cautelosa, considerando a maior frequência de redução da função hepática, renal ou cardíaca, e da concomitância de outras doenças e medicamentos nestes pacientes.

IMPORTANTE: esse blog tem apenas a função informativa, caso tenha interesse em utilizar esse medicamento é importante procurar um médico especialista.